Sejam Bem Vindos!

Salve meus irmãos na Luz! Sejam bem vindos ao meu blog, onde espero que possamos interagir e aprender. Meu objetivo é mostrar a pluralidade da fé, nas formas como Criador se manifesta, onde o passado, presente e futuro se fundem em ciclos de renovação da fé. Um abraço fraterno a todos !!!

quinta-feira, 25 de dezembro de 2008

Optcha Meu Povo Cigano!









Em nossa religião, a Umbanda, assimilamos parte da Magia do grande Povo Cigano. Suas magias são Divinas e lindas, e a forma como conversam com seus consulentes é muito amorosa. Eu tenho a Benção de trabalhar com duas ciganas muito amadas, onde sempre em cada gira aprendo muito sobre os nossos sentimentos, e em como eles nos elevam ou nos rebaixam, aprendo sobre o amor na sua forma mais pura, e vejo que tenho muito a aprender nessa vida. Noto que muitas coisas de seus utensilhos elas dispensariam se não fosse a falta de fé do consulente, que acha, que se é um espirito cigano tem que ter cartas etc..., muitas vezes já vi, as ciganas darem as respostas aos consulentes antes de virarem as cartas, e isso é a magia delas. Suas magias são sempre envolventes, encantadoras e muito simples, mas é o encanto de cada cigano e cada cigana que faz tudo ser mágico. Eles são os Guardiões da Magia, também trabalham nas irradiações de EGUNITA(SENHORA DO FOGO) e OYA(SENHORA DO TEMPO) , em nosso terreiro tenho o prazer de velas e ouvi-los, e sei que cada vez que vejo um consulente com lagrimas nos olhos, sei que o espirito ali manifestado, conseguiu tocar o coração daquela pessoa com o mais puro amor. Eles trzem a alegria, paz, o amor, prosperidade, saude, evolução etc.... Tenho muito a agradecer a este povo e a cada um do ciganos que me amparam , principalmente a Mãe Sara.

Optcha!

Obrigada !
Embora sempre procuremos deixar claro que, Magia do Povo Cigano é um fator, e Entidades de Umbanda, Exu Cigano, Pombagira Cigana, é outro fator diferente. Existem semelhanças, porém, nem todo Exu ou Pombagira Cigana, foi Cigano, quando encarnados.

Ao contrário do que se pensa os espíritos ciganos reinam em suas correntes preferencialmente dentro do plano da luz e positivo, não trabalhando a serviço do mau e trazendo uma contribuição inesgotável aos homens e aos seus pares, claro que dentro do critério de merecimento, tanto quanto qualquer outro espírito teremos aqueles que não agem dentro desse contexto e se encontram espalhados pela escuridão e a seus serviços, por não serem diferentes de nenhum outro espírito humano.
Trabalham preferencialmente na vibração da direita e aqueles que trabalham na vibração da esquerda, não são os mesmo espíritos de ex ciganos, que mantêm-se na direita, como não poderia deixar de ser, e, ostentam a condição de Guardiões e Guardiãs. O que existe são os Exus Ciganos e as Moças Ciganas, que são verdadeiros Guardiões à serviço da luz nas trevas, como todo Guardião e Guardiã dentro de seus reinos de atuação, cada um com seu próprio nome de identificação dentro do nome de força coletivo, trabalhando na atuação do plano negativo à serviço da justiça divina, com suas falanges e trabalhadores, levando seus nomes de mistérios coletivos e individuais de identificação, assunto este que levaria uma obra inteira para se abordar e não se esgotaria.
Contudo, encontramos no plano positivo falanges diversas, chefiadas por ciganos diversos, em planos de atuação diversos, porém, o tratamento religioso não se difere muito e se mantêm dentro de algumas características gerais. Imenso é o número de espíritos ciganos que alcançaram lugar de destaque no plano espiritual e são responsáveis pela regência e atuação em mistérios do plano de luz e seus serviços, carregando a mística de seu povo como característica e identificação.

Dentro os mais conhecidos, podemos citar os ciganos Pablo, Wlademir, Ramirez, Juan, Pietro, Pedrovick, Artemio, Hiago, Igor, Alejandro, Vitor e tantos outros, da mesma forma as ciganas, como Esmeralda, Carmem, Sara, Salomé, Carmensita, Rosita, Madalena, Manuela, Yasmin, Maria Dolores, Zaira, Sunakana, Sulamita, Wlavira, Iiarin, Sarita e muitas outras também.
É imprescindível que se afirme que na ordem elencada dos nomes não existe hierarquia, apenas lembrança e critério de notoriedade, sem contudo, contrariar a notoriedade de todos os outros ciganos e ciganas, que são muitos e com o mesmo valor e importância.
Por sua própria razão diferenciada, também diferenciado como dissemos é a forma de cultuá-los. Nesse sentido, é importante que se esclareça, que a vinculação vibratória é de axé dos espíritos ciganos, tem relação estreita com as cores estilizadas no culto e também com os incensos, pratica muito utilizada entre ciganos. Os ciganos usam muitas cores em seus trabalhos, mas cada cigano tem sua cor de vibração no plano espiritual e uma outra cor de identificação é utilizada para velas em seu louvor. Uma das cores, a de vinculação raramente se torna conhecida, mas a de trabalho deve sempre ser conhecida para prática votiva das velas, roupas, etc.

Os espíritos ciganos gostam muito de festas e todas elas devem acontecer com bastante fruta, todas que não levem espinhos de qualquer espécie, podendo se encher jarras de vinho tinto com um pouco de mel. Podendo ainda fatiar pães do tipo broa, passando em um de seus lados molho de tomate com algumas pitadas de sal e leva-los ao forno, por alguns minutos, muitas flores silvestres, rosas, velas de todas as cores e se possível incenso de lótus.
As saias das ciganas são sempre muito coloridas e o baralho, o espelho, o punhal, os dados, os cristais, a dança e a música, moedas, medalhas, são sempre instrumentos magísticos de trabalho dos ciganos em geral. Os ciganos trabalham com seus encantamentos e magias e os fazem por força de seus próprios mistérios, olhando por dentro das pessoas e dos seus olhos.
É muito comum usar-se em trabalhos ciganos moedas antigas, fitas de todas as cores, folha de sândalo, punhal, raiz de violeta, cristal, lenços coloridos, folha de tabaco, tacho de cobre, de alumínio, cestas de vime, pedras coloridas, areia de rio, vinho, perfumes e escolher datas certas em dias especiais sob a regência das diversas fases da Lua…”

Trecho extraído do livro “Rituais e Mistérios do Povo Cigano”,Autor: Nelson Pires FilhoEd. Madras

A padroeira do Povo Cigano, é Santa Sara Kali.
Historiadores relatam que antes do ano 50 depois de Cristo, três pessoas importantes, Maria Jacobina, Maria Salomé e Maria Madalena, e uma serva de côr escura, Sara, fugindo das hostilidades de Roma aos Cristãos, teriam chegado numa pequena embarcação, onde hoje existe a cidade de Saintes Maries de la Mer, na França.

Lendas diversas apontam que Sara teria falecido, após sua conversão ao Cristianismo; outras que teria sido uma sacerdotisa do Deus Mitra; outras que teria origem egípicia ou africana, o que justificaria a sua pele negra.
Porém o mais importante é o que ela representa para o Povo Cigano, que comemora suas festividades em 24 de Maio, quando milhares de devotos de quase todas as partes do mundo chegam em Saintes Marie de la Mer.



ORAÇAO A SANTA SARA KALI

Santa Sara, pelas forças das águas Santas, pela força da Natureza, com seus mistérios, possas estar sempre ao meu lado.
Nós, filhos dos ventos, das estrelas e da lua cheia, pedimos à senhora que sempre estejas ao nosso lado; pela figa, pela estrela de 5 pontas; pelos cristais que hão de brilhar sempre em nossas vidas.
Que os inimigos nunca nos enxerguem, como numa noite escura, sem estrelas e sem luar.
Santa Sara, nos abençoe; Santa Sara, nos acompanhe. Santa Sara, ilumine nossa Tenda, para que a todos que batam a minha porta, eu tenha sempre uma palavra de amor e de carinho.
Santa Sara, que eu nunca seja uma pessoa orgulhosa, que eu seja sempre a mesma pessoa humilde , Amem!